Oficina de Artesanato:
É oferecida a oficina de artesanato para a comunidade, estimulando a
criatividade com a confecção de objetos artesanais de utilidade doméstica e
decorativa.
Os beneficiários
desenvolvem a criatividade e a auto-estima, conseguindo produzir suas próprias
peças, que em um primeiro momento não visam a comercialização, mas há vários
casos em que as famílias estão complementando sua renda através da produção e
venda de peças artesanais que aprenderam a confeccionar na oficina.
Oficina de Educação Ambiental:
Por ser uma colônia
de pescadores, existe uma forte preocupação do projeto em proteger o meio
ambiente, pois esta comunidade depende da Baia de Guanabara que está cada vez
mais poluída, reduzindo a quantidade e qualidade dos peixes. O risco de
extinção da comunidade é grande e por isso é necessária uma forte
conscientização sobre o que deve ser feito com o lixo. Nas aulas de artesanato
são reaproveitados diversos produtos que seriam jogados fora para também buscar
esta conscientização. Parte da população também é responsável pela poluição,
pois restos de peixes, que são limpos no local também são descartados na baía
junto com outros tipos de lixo.
Mesmo na época do
Defeso os pescadores continuam a pescar. Através desta oficina busca-se também
a melhora da cidadania, através da conscientização da comunidade dos riscos e
desvantagens de manter a pesca durante estes períodos.
Oficina de Dança:
A realidade das
crianças e jovens do bairro pouco tem a ver com os modelos sociais reproduzidos
pelos meios de comunicação a que têm acesso, principalmente televisão e
rádio. Vivendo numa comunidade indolente, típica de zonas pesqueiras, as dificuldades
que os jovens enfrentam tornam-se verdadeiras barreiras ao crescimento. O
projeto percebeu a necessidade de desenvolver atividades diretamente ligadas ao
estímulo da melhoria da auto-estima, e a dança veio colaborar neste sentido.
Através da dança
objetiva-se resgatar a auto-estima, para que o aluno aprenda a se aceitar como
é, com suas capacidades e limitações. As atividades de dança coletivas
favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a
participação e a cooperação.
Oficina de Reforço Escolar Artístico:
Nesta oficina são oferecidas aulas de reforço escolar através de
atividades artísticas. Como exemplo, podemos citar: conceitos de história do
Brasil são reforçados através da preparação de um roteiro e posteriormente da
apresentação de um teatro; o conhecimento do fundo do mar é trabalhado através
da exibição do filme “Procurando Nemo”; através da culinária se ensinam
conceitos matemáticos. Atividades de leitura e literatura também fazem parte
desta oficina.
Esta oficina é
fundamental para o estimulo ao estudo formal, pois reforça com a criação
artística os conceitos aprendidos em sala de aula. A taxa de distorção
série/idade é bem alta na rede estadual do Rio de Janeiro, 48,1% dos alunos que
cursaram o ensino fundamental, em 2005, estavam com a idade acima da
recomendada para cursar esta etapa de ensino; a distorção alcançou 54,6%, no 7º
ano, e 67,2% na 1ª série do ensino médio (Fonte: Fundação CIDE). Em Niterói
33,95%, das crianças entre 10 e 14 anos possuem menos que 4 anos de estudo. (Fonte:
Atlas IDH 2000). Considerando que a região atendida, é uma das mais pobres da
cidade, este percentual deve ser ainda maior.